quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Singer Livrematic 290

Hoje me deparei com uma tarefa nova e velha: Costurar. Estou aqui assistindo Fina Estampa e na minha Livrematic. Comprei ela na década de 70.
Minha neta me encomendou 12 bolsas para presentear colegas de trabalho na confraternização de fim de ano da Embaixada.

Me lembro que a primeira vez que eu costurei eu tinha uns 14 anos, e fiz um vestido xadrez pra mim.
Quem me ensinou foi o meu tio Nenêm (Milander) , moravamos na fazenda na beira da estrada... Ele sempre morou por perto e me ensinava na pensão da mamãe. 
A máquina da minha mãe era de pedal, antiga, até porque não tinha eletricidade praquelas bandas.

Aprendi a bordar á máquina com a comadre da minha mãe, madrinha do Cleonor, a Nenzica Do Augustinho. Filha de gente famosa lá em Hidrolândia, um fazendeiro chamado Senhor Benjamin Alves Pereira. Irmã do Dr Benjamin filho.



Eu costurava esporaticamente, quando tinha tempo, entre trabalhar no restaurante e as outras tarefas de casa, fazia vestidos de festa pra mim e pra minha prima Hermê. Principalmente para festa junina  e festa do padroeiro Santo Antônio em Hidrolândia. Havia novenas e tourada do Circo de Touros do Triângulo Mineiro para animar a festa. O dono era o conhecido como PocaRopa. E por onde será que andam seus filhos e netos? Um deles tinha o apelido de Beija Flor e outro Pintasilgo. Só sei que eles eram de Araguari.




Mesmo costurando para mim, eu raramente andava bem vestida, só em época de festa mesmo, que a gente comprava um sapatinho novo e também vestido novo para ir a tal festa. Até que quando eu me casei, com 17 anos, no meu enxoval levei 22 vestidos que minha mãe mandou fazer pra mim e me deu de presente.






Cada um mais lindo do que o outro! A maioria deles era de godê, com várias estampas diversas, cores lisas, e em especial, um lindo verde plissado que até hoje me lembro com detalhes. Também tinha um verde claro de nylon, com estampa de folhas de renda preta, aqui e acolá. Era bonito demais!
Eu guardo o meu véu de noiva até hoje, na época, usei um solideu (um chapeuzinho bordado de veludo e cetim todo trançadinho com florzinhas de veludo e pérolas), não usei grinalda.
Também tenho o resto da almofadinha que ajoelhamos no dia do casamento, quem fez pra mim foi a Nenzica, que me ensinou a bordar.



Quando me casei, eu me mudei pra cidade (Hidrolândia) e costurava pra fora e depois em Goiânia, costurava para muitas madames, apesar de nunca ter aprendido o corte. Em Brasília também costurei algumas vezes para pessoas que me encomendavam. E fiz o vestido de noiva do casamento de minha filha Mara, já tinha feito um em Goiânia, mas esse foi muito especial.

Meu objetivo era comprar uma máquina de costura semi industrial, mas é cara, e também não me sobra tempo livre, e eu não troco meu sono da tarde, porque me faz muito bem!


Hoje eu raramente costuro, mas eu gostaria, se tivesse uma Maria.

14 comentários:

  1. Oi Tia, que coisa linda, meus olhos se encheram de lágrimas lendo suas palavras.
    Parabéns pela criação do blog.
    Adorei as brevidades da Tia Dirce. Minha mãe deixou eu comer só uma,rsrsr. As fotos ficarma lindas!
    Bjim. Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Tia, rí demais quando lí sobre o Poca Ropa... kkk dia desses meu pai tava falando dele, na época em que ele cantava no circo. Muito interessante essas histórias da vida de vcs... parece que viver naquele tempo era tão melhor, mesmo com toda dificuldade.
    E sobre costurar, queria moooooooooito ter esse dom. Fiz um curso este ano, mas acho que não consigo repetir as peças que costurei. Isso é uma arte. Beijoca - Débora

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu também quero uma bolsinha.... aproveita e faz uma a mais. kkkkk
    Beijoca. Débora

    ResponderExcluir
  4. Ah, costurou vários vestidos, uma tutu de balet, a saia da mesa do aniversário de 1 e de 2 anos. Tudo para a princesa Valentina.
    Coisa mais linda! E pode começar o vestido de noiva dela também, que é pra dá tempo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Morram de inveja primas... tia Cleonice fez meu vestido de baile de formatura. Todo na renda francesa... belíssimo!! Acabamento todo a mão... Estou muito longe do talento dela, mas estou me aventurando no patchwork. Descobri que costurar é muito legal. Acho que a tia tem que ensinar as mulheres da família a costurar. Tia parabéns pelo blog. Fiquei orgulhosa!! Ana Mônica

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos elogios! Eu tenho muito orgulho dessa família que tenho, irmãos, primos, sobrinhos, cunhados, cunhadas, e meus tesouros que são meus filhos e netos e bisneto. Vocês me fazem viver melhor! Qualquer dia desses eu escrevo mais as novidades que estão encubadas aqui no baú da felicidade!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma maquina desta ganhei eutinha 8 anos nao troco por nada, ela é mto boa aprendi a costurar com ela,é uma pena que não se acha mais peças pra ela.Nossa é mto bom saber que tem alguem que sabe da valor as coisas boa. Preciso de uma industrial mas vou esperar mais um pouco
    Boa sorte amigos e td de bom.

    ResponderExcluir
  9. Querida Nice, não sei se posso chama-la assim, mais fiquei feliz em encontrar seu blogs, Acabei de ganhar uma máquina igual a sua e eu não sei mexer, procurando encontrar o manual na internet, olhe o que eu encontrei você. Gostaria que vc pudesse me ajudar ou se tivesse o manual, pudesse me enviar a copia para meu imail
    angel_muriki@hotmail.com - ficaria muito agradecida. obrigada

    ResponderExcluir
  10. Como que troca a Correia dessa máquina? Urgente fjdossantos.vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Como que troca a Correia dessa máquina? Urgente fjdossantos.vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho essa máquina livrematica290soquando pito a linha a ele em bola custuro com alinha branca tudo bem quando pito as linhas de cores em bola vcs poderia me mandar um vídeo

    ResponderExcluir
  13. Desculpa escrivi uma palavra erreda vcss poderiam me ajudar as linhas prendem agarram obrigada

    ResponderExcluir